ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

8ª ABM Week discute resultados e impactos do programa "Ferramentarias Brasileiras mais Competitivas”

Mesa-redonda propõe uma reflexão sobre impactos gerados ao se estimular projetos de pesquisa para aumento de competitividade de um setor industrial em crise

Fonte: assessoria ABM

Na intenção de divulgar e apresentar os impactos positivos do projeto “Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas”, a mesa-redonda da 8ª ABM Week, organização pela Comissão Técnica Moldes, Matrizes e Ferramentas e realizada no Auditorium Vale-Descarbonização, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo, apresentou dois projetos promovidos pelo programa: “Uma nova concepção na produção de moldes para injeção de polímeros” e “Projeto FERA (Ferramentas Manufaturadas Aditivamente)”.

Sob a liderança da Fundep, com coordenação técnica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT), o Programa Prioritário Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas tem como objetivo superar os desafios enfrentados por ferramentarias com baixa produtividade e defasagem tecnológica. O foco do projeto é capacitar a cadeia de ferramentais de produtos automotivos, visando alcançar competitividade em nível global, como explicou Ana Paola Villalva Braga; Gerente de Apoio aos Negócios do  IPT. 

Paola Villalva Braga foi a responsável por explicar, com detalhes, sobre o funcionamento do projeto Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas 

O Programa Prioritário propõe o desenvolvimento de um ecossistema que promova eficiência coletiva por meio de colaboração entre os diversos atores da cadeia, incluindo ferramentarias, montadoras, sistemistas, universidades e centros tecnológicos. Essa abordagem coletiva resulta na interação e aprendizado mútuo entre diferentes produtos, além de fortalecer laços cooperativos e fortalecer inovações tecnológicas. 

A falta de competitividade, o alto custo de mão de obra, o aumento do valor de matérias-primas e problemas de gestão da empresa elevaram as importações das ferramentarias; 90% do que temos no país, atualmente, vem da China. Assim, alinhado ao compromisso, o Programa capacita as ferramentarias brasileiras não apenas para atender à demanda nacional na fabricação de veículos, mas também para conquistar uma posição destacada no mercado global.

Apresentação de case

Eduardo Albertin, pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, abriu as apresentações da mesa-redonda

A primeira pesquisa apresentada na mesa-redonda foi a do Eduardo Albertin, pesquisador do IPT, Instituto de Pesquisas Tecnológicas, com o tema “Uma nova concepção na produção de moldes para injeção de polímeros”.

A ideia do trabalho era mudar a maneira como os moldes para injeção são produzidos. Se, a princípio, eles são feitos por meio de usinagem de blocos, como o p20, a ideia inicial, e que se manteve até o fim com ótimos resultados, foi fazer o molde com ferro fundido, na intenção de reduzir o volume do material a ser removido pela usinagem, além do material ter uma elevada resistência ao desgaste e ser fácil de reciclar.

Ronnie Rodrigo Rego, professor do ITA, apresentou a pesquisa sobre Ferramentas Manufaturadas Aditivamente

Ronnie Rodrigo Rego, Professor do ITA, é responsável pela coordenação do segundo projeto apresentado. O FERA, como é o nome abreviado da pesquisa de “Ferramentas Manufaturadas Aditivamente”, partiu da necessidade de descobrir se havia um potencial disruptivo para aumentar a competitividade da Cadeia de Ferramentas.

O projeto durou 39 meses, teve 12 milhões investido e 26 empresas participaram, como Ford, Stihl e Bosch. As soluções que saíram foram demonstradas em ambientes representativos, como chão de fábrica, comprovando o estudo de uma maneira completamente prática.

Sobre a 8ª edição da ABM Week

A ABM Week 8ª edição tem a ArcelorMittal como anfitriã e conta com o patrocínio das seguintes empresas: DME Engenharia, Gerdau, Vale, CBMM, Gecal, Primetals, Shinagawa, SMS group / Paul Wurth / Vetta, Ternium, Usiminas, White Martins, HWI - a member of Calderys, Carboox, Ibar, Vesuvius, Villares Metals, Aperam, Danieli, Kofre, PSI, Reframax, RHI Magnesita, Beda / Lechler, BRC, Bruker, Clariant, Cordstrap, D&M, DHM Group, DITH Refractories, GMI, Harsco, IMS, Kuttner, Lhoist, Magna, Nalco Water, Phoenix, Polytec, RIP, Russula, Sinomach, Tecnosulfur, Yellow Solutions, ABB, AçoKorte, Alkegen, Atomat, Bautek, Cisdi, Coalician Carbon, Dassault Systemes, Data Engenharia, Densit, Direxa Engineering, Eirich, ElectraClean, Enacom, ESW, Evonik, Fluke, Fosbel, GE Vernova, Hastec, Heraeus Electro-Nite, Ingersoll Rand, Intelbras, Irle Rolls, Köppern, Lumar Metals, Maud Group, Nouryon, Rimac, Serthi Hidráulica, Sinosteel, Smarttech, Solenis, Spectraflow, Spraying Systems, SunCoke Energy, Timken, TSR Mill Rolls, Vamtec Group, Veolia, Vika Controls, Vixteam, Weir e ZwickRoell.

Serviço | Mesa-redonda: Resultados e impactos do programa "Ferramentarias Brasileiras mais Competitivas" – 8ª ABM Week
Data: 4 de setembro de 2024
Local: Auditorium Vale - Descarbonização, Pro Magno Centro de Eventos - Av. Profa. Ida Kolb, nº 513, Jardim das Laranjeiras, São Paulo - SP
Mais informações: https://www.abmbrasil.com.br/por/evento/abm-week-8-edicao

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.