8ª edição da ABM Week já tem data marcada; confira este e outros planos da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração para 2024
Com uma série de excelentes resultados alcançados ao longo de 2023, a Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) dá início ao ano de seu octogésimo aniversário com projetos especiais de celebração junto a seus associados e parceiros.
“Nós somos uma associação com 79 anos de existência. Iniciamos nossas atividades ainda durante a Segunda Guerra Mundial, em 1944, e estamos caminhando para celebrar, no ano que vem, os 80 anos da ABM. Faremos as comemorações em torno deste aniversário em grande estilo realizando diversas atividades junto àqueles que apoiam a nossa instituição”, aponta Sergio Leite de Andrade, presidente do Conselho de Administração da ABM.
Entre os planos para 2024 está a 8ª edição da ABM Week —- maior evento técnico-científico do setor na América Latina — que integrará as comemorações, e será realizada entre os dias 3 e 5 de setembro, no Centro de Eventos Pro Magno, localizado na cidade de São Paulo - SP.
A expectativa da ABM é superar o recorde de participação alcançado em 2023, quando a 7ª ABM Week registrou 2.342 pessoas marcando presença no evento, número 34% maior do que o da edição anterior. Para alcançar este objetivo, a associação promoverá diversas melhorias, como a ampliação da área de exposição, a criação de dois novos seminários (Economia Circular e Sustentabilidade; Manutenção e Engenharia de Obras), o apoio a estudantes de todo o Brasil para participarem do Enemet, e a ampliação do prazo de submissão de trabalhos, de 15/12/23 a 15/05/24.
Além do principal evento promovido pela associação, a ABM também já confirmou uma nova temporada de 21 cursos abertos para 2024. Alvos de uma procura cada vez maior, chegando a atender o público de instituições diversificadas, como a Casa da Moeda e a Polícia Científica de São Paulo, os cursos promovidos pela instituição terão início em março e serão realizados na modalidade online, via Microsoft Teams.
Também como parte das comemorações de seus 80 anos, a ABM deverá lançar novos títulos da sua Coleção de Livros, contribuindo com a atualização de material de capacitação e formação de técnicos e engenheiros do setor.
História da ABM
Fundada durante a Segunda Guerra Mundial, em 1944, a ABM ocupa lugar, atualmente, entre as instituições mais longevas do Brasil. A Associação nasceu em uma sala do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT), pelas mãos de 39 sócios fundadores. Hoje, a ABM possui mais de 1000 associados na categoria Pessoa Física, 12 empresas mantenedoras e 50 empresas associadas, além de oito regionais e uma sede própria em São Paulo, que abriga a Casa de Metal, espaço cultural aberto ao público.
Por meio da realização de eventos, cursos, treinamentos, palestras, publicações e outras iniciativas, em quase oito décadas de história, a Associação tem dado frequentes contribuições para o desenvolvimento nacional nas áreas de metalurgia, materiais e mineração, conforme destaca o presidente da ABM, Horacidio Leal Barbosa Filho. “Eu acredito que as ações que temos feito em matéria de troca de experiências e fomento ao conhecimento têm contribuído para o desenvolvimento da Indústria de Base como um todo e a expectativa é que possamos contribuir ainda mais, sempre com o apoio de nossos associados e parceiros”, pontua Leal.
Além das atividades realizadas cotidianamente, em seu portfólio, a ABM mantém alguns diferenciais, como a única revista científica brasileira inserida no top 10 mundial da categoria engenharia metalúrgica e metalurgia — Journal of Materials Research and Technology (JMR&T), tendo classificação A1 na CAPES e sendo também a revista de maior fator de impacto no Brasil em todas as áreas. Para saber mais sobre a história da associação, acesse: https://www.abmbrasil.com.br/por/quem-somos
Deixe seu comentário