ABM comemora 80 anos de contribuições para o desenvolvimento técnico-científico brasileiro e a competitividade da indústria nacional
Fonte: assessoria ABM
No dia 10 de outubro, a Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) comemorou seus 80 anos de trajetória em uma noite memorável, marcada por homenagens, inaugurações e coquetel de relacionamento. O evento foi realizado na sede da ABM, na zona sul de São Paulo, e reuniu cerca de 200 convidados, entre associados, ex-presidentes e parceiros, celebrando a longevidade e a relevância da instituição para o desenvolvimento técnico-científico e a competitividade da indústria brasileira.
Desde sua fundação, em 1944, durante a Segunda Guerra Mundial, a ABM tem desempenhado um papel crucial ao conectar academia e indústria, disseminar conhecimento e fortalecer a competitividade da Indústria de Base. Atualmente, com mais de 1.000 associados, 16 empresas mantenedoras e 56 empresas associadas, a ABM se destaca como referência técnica na América Latina, especialmente por meio da ABM Week e da revista científica Journal of Materials Research and Technology (JMR&T), a única brasileira no top 10 mundial em metalurgia e engenharia metalúrgica.
Sergio Leite de Andrade, Presidente do Conselho da ABM, celebrou o vigor da associação e a dedicação de seus mais de 300 voluntários. “A ABM chega aos 80 anos revitalizada, forte, pujante, com uma equipe muito competente e um corpo de voluntários que é, sem dúvida, a força da Associação. A ABM está sintonizada com os desafios do momento, especialmente no contexto da descarbonização, e está preparada para o futuro, dando continuidade à sua missão de contribuir para a indústria e a sociedade”, garante Leite, também Presidente do Conselho do Instituto Aço Brasil.
Sergio Leite de Andrade, Presidente do Conselho da ABM
O Presidente Executivo da ABM, Horacidio Leal Barbosa Filho, reforçou o compromisso contínuo da associação de conectar academia e indústria. “A ABM começou com a missão de difundir e transmitir conhecimento, conectando academia e centros de pesquisa à indústria. Por isso, eu falo sempre: se quer adquirir conhecimento e fazer negócio, vá aos eventos da ABM, pois quem toma decisões e quem domina a tecnologia está lá. Nosso papel é conectar e fomentar essas interações”, disse Leal, destacando o importante papel de promover networking desempenhado pela Associação.
Plateia atenta durante cerimônia no auditório Antônio Ermírio de Moraes, na sede da ABM
O início da Associação
Diante de uma plateia de importantes executivos e acadêmicos, Leal relembrou o início da Associação, fundada nos anos 1940. “Em 1942, durante uma missão do Instituto de Pesquisas Tecnológicas nos Estados Unidos, o engenheiro Miguel Siegel foi questionado por que no Brasil não havia uma associação técnica-científica do setor. Ao voltar para o Brasil, ele articulou a criação da ABM, cujos anos iniciais foram em uma sala cedida pelo IPT”, contextualizou Leal em discurso realizado no auditório Antônio Ermírio de Moraes, em homenagem ao industrial do Grupo Votorantim que cedeu o terreno para a construção da sede da ABM.
Após a doação do terreno de 2.240 m2, o projeto da nova sede da ABM foi desenvolvido pelos arquitetos premiados Plínio Croce, Roberto Aflalo e Gian Gasperini. Inaugurada nos anos 1980 – no ano do 40º aniversário da Associação – e desenvolvida em estrutura de aço aparente, a construção tornou-se um ícone da arquitetura metálica brasileira, cujo formato foi representada no bolo do aniversário de 80 anos da ABM.
O edifício-sede da ABM possui uma função didática sobre o uso do aço na construção civil. Com estrutura aparente, a obra foi executada com aço patinável, que sofre oxidação na superfície, dando origem a uma camada protetora que evita a corrosão do interior das vigas. O material pode ser utilizado sem acabamento e se estabiliza por si só.
Ícone da arquitetura metálica brasileira, edifício-sede da ABM foi representado pelo bolo
Noite de homenagens e perspectivas para o futuro
A cerimônia contou com homenagens a ex-presidentes, que receberam troféus em reconhecimento às suas contribuições. O primeiro Presidente eleito da ABM, o general engenheiro Edmundo de Macedo Soares e Silva, foi representado pela presença de seu filho, Edmundo de Macedo Soares e Silva Filho. “O meu pai começou a siderurgia pesada no Brasil e um dos primeiros atos dele, ainda durante a construção da usina siderúrgica de Volta Redonda foi fundar a ABM, então Associação Brasileira de Metais. Ele sempre teve um carinho muito grande pela ABM e é um prazer muito grande estar aqui hoje representando-o em uma solenidade tão bonita dos 80 anos da Associação”, disse Edmundo Filho, cujo pai exerceu mandatos em 1944, 1946, 1955 e 1961. Miguel Siegel – um dos fundadores da Associação, primeiro vice-presidente e também presidente em duas gestões, 1945 e 1968 – também foi homenageado e seu representante foi seu enteado, Sérgio Loeb.
Filho do 1º presidente da ABM recebe homenagem em nome do pai das mãos de Horacidio Leal
Também foram homenageados os ex-presidentes Paulo Diederichsen Villares (1981-1982), representado por Paulo Villares Musetti; Fernando Antonio Paschoal Guerra (1990-1991); Fernando Cosme Rizzo Assunção (1993-1994); Sylvio Nóbrega Coutinho (1996-1998); Antonio José Polanczyk (1988-1989 e 1998-200); Omar Silva Júnior (2000-2002); Paulo Villares Musetti (2005-2007); José Armando de Figueiredo Campos (2007-2009); Nelson Guedes de Alcântara (2011-2013); Alfredo Huallem (2013-2015); Albano Chagas Vieira (2015-2017); Sergio Neves Monteiro (2017-2019); Jorge Luiz Ribeiro de Oliveira (2019-2021); e o atual presidente Sergio Leite de Andrade (2021-2023 e 2023-2025).
Homenageados da noite
A cerimônia também homenageou a Diretoria Executiva da ABM: o Presidente Executivo, Horacidio Leal Barbosa Filho; o Diretor Administrativo e Financeiro, Hideyuki Hariki; e o Diretor de Operações, Valdomiro Roman da Silva.
“A ABM chega aos 80 anos repleta de energia e preparada para os novos desafios ambiental, social e de governança. Carregando na bagagem toda a tradição e conhecimento adquiridos, estamos entusiasmados e engajados para continuar contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico e para o aumento da competitividade das empresas nas áreas de metalurgia, materiais e mineração do Brasil. Com isso, temos certeza de estamos colaborando para o fortalecimento da economia brasileira gerando impactos positivos para toda a sociedade”, discursou Leal.
Valdomiro Roman da Silva, Diretor de Operações da ABM, explicou o foco da associação para os próximos anos: “A missão da ABM permanece a mesma desde sua fundação: gerar e difundir conhecimento técnico-científico, capacitar pessoas, conectar indústria e academia e promover a competitividade das empresas. Nosso desafio é continuar fazendo isso com excelência, atraindo jovens e garantindo a continuidade desse legado”.
Entre os homenageados, a Diretoria Executiva representada por Horacidio Leal, Valdomiro Roman e Hideyuki Hariki
Inauguração de novas instalações
Durante a celebração, foram inauguradas a Galeria dos Presidentes e novas dependências, incluindo um estúdio equipado para gravações de podcasts, videocasts e webinars. O evento também marcou a abertura de um auditório no piso superior e espaços de coworking e reuniões, demonstrando o compromisso da ABM com a modernização e inovação.
Painel traça a cronologia da ABM e homenageia todos os presidentes da Associação
“A ABM chega aos 80 anos se rejuvenescendo, porque isso é uma exigência do mercado. O que nós vimos hoje na comemoração dos 80 anos é a inauguração de uma série de espaços que demonstram que ela está se preparando para o futuro. Esse futuro pressupõe toda essa mídia que existe hoje – webinars, talk shows, podcasts e videocasts – e a ABM está pronta para adentrar nesse mundo, trazendo dezenas ou até centenas de milhares de seguidores”, afirma Hideyuki Hariki, Diretor Administrativo e Financeiro da ABM.
Estúdio de gravação será palco de podcasts, videocasts, webinars e talk shows
O presente e o futuro da ABM
Entre os convidados, lideranças do setor destacaram a importância da ABM na promoção de conhecimento e inovação. Omar Silva Junior, Gerente Regional do CIESP na Baixada Santista, elogiou a vitalidade da associação: “A ABM é um pilar de sustentabilidade muito grande para o setor”. Já José Armando Figueiredo Campos, ex-presidente da ArcelorMittal Brasil, reforçou o papel da ABM como integradora da indústria e academia. “O primeiro papel da ABM é como o grande divulgador do conhecimento de metalurgia e de mineração no Brasil. Nosso país sempre foi inovador na área minero-metalúrgica e hoje as oportunidades são grandes, já que a nossa economia tem vantagens competitivas sobre outras economias. Há nos países desenvolvidos uma frustração na capacidade de atrair gente nova e o Brasil pode se aproveitar disso e ser exportador não de cérebros, mas de gente capacitada a fazer a engenharia mineral crescer no mundo”, disse Campos.
O CEO da Usiminas e vice-presidente da ABM, Marcelo Chara, destacou a importância da Associação em sua trajetória pessoal e profissional. “Desde estudante, a ABM foi uma referência para mim. Hoje, com a ABM Week e outros fóruns, temos um espaço único para troca de ideias e enriquecimento técnico de nível internacional. A Associação tem um futuro muito interessante, por conta da sabedoria e da capacidade profissional desse time de desenvolver iniciativas para a longevidade, incorporando tecnologias, material de comunicação, iniciativas como a ABM Week. Enfim... eu vejo uma Associação muito criativa e muito ativa. Seus integrantes claramente transmitem uma paixão, um compromisso que dá uma boa expectativa para o futuro, sem dúvida”, atesta o executivo.
Marcelo Chara, da Usiminas, Albano Chagas, José Armando e Alfredo Huallem durante o evento
Diretora do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e Diretora da Regional Rio da ABM, Iêda Caminha é sócia da Associação há cerca de 40 anos, desde a época em que era estudante de engenharia metalúrgica, na PUC Rio, e vê o momento atual como crucial para a atuação da Associação. “A ABM tem um papel fundamental na disseminação do conhecimento técnico-científico nas áreas de metalurgia, materiais e mineração, e teve um papel relevante em vários momentos da política industrial brasileira, como é caso de agora, quando estamos reindustrializando o país”, acredita.
Com a modernização de suas instalações e o lançamento de novos projetos, a ABM reforça sua missão de continuar liderando o desenvolvimento técnico-científico no Brasil e na América Latina, conectando pessoas e inspirando futuras gerações. A comemoração dos 80 anos marca não apenas o passado de conquistas, mas também a construção de um futuro promissor para a associação e seus setores de atuação.
Cerca de 200 convidados celebraram os 80 anos da ABM
Deixe seu comentário