ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Araruna reestreou no Centro Cultural Usiminas em Ipatinga

Com patrocínio da Usiminas, teatro voltado para bebês contou com o espetáculo “Araruna” e “Regalos”

Fonte: Portal da CIdade Ipatinga

Crédito da foto: Divulgação Usiminas

O DaMa Espaço Cultural encerra a segunda edição do projeto Teatro para Bebês apresentando no teatro do Centro Cultural Usiminas toda a magia e delicadeza do espetáculo Araruna que é voltado para a primeiríssima infância e teve sua reestreia marcada para o dia 20 de outubro, no teatro do Centro Cultural Usiminas. E o projeto se encerrou não sem antes levar o espetáculo Regalos, no dia 15 de outubro, para mais três unidades de educação infantil localizadas nos bairros Vila Formosa, Vila Celeste e Parque das Águas, em Ipatinga

O espetáculo Araruna teve sua estreia em 2022. É o resultado das trocas estabelecidas com educadores, estudantes, cuidadores e bebês que marcaram presença nas palestras brincantes, oficinas e apresentações realizadas pelo DaMa. Com dramaturgia assinada pela atriz Daniela Alves, que também integra o elenco, junto com Mari Antonaci, Leila Cunha e Júnio Endrik, o espetáculo ganha agora uma nova roupagem com a direção de Sandra Vargas, especialmente convidada para a empreitada.

Sandra é Bacharel em Artes Cênicas, com habilitação em Interpretação Teatral pela Universidade do Rio de Janeiro e uma das fundadoras do Grupo Sobrevento, um dos mais importantes grupos do país, reconhecido como especialista em Teatro de Bonecos e de Animação. A diretora esteve em Ipatinga no mês de agosto deste ano para fazer a supervisão de direção de Araruna, além de aprimorar o trabalho que o DaMa realiza para a primeiríssima infância.

Para a atriz e produtora Daniela Alves a vinda de Sandra Vargas para esse trabalho com o grupo foi incrível. Em Araruna a diretora trabalhou com ajustes na dramaturgia, cenário, figurinos e também com os sons e os silêncios necessários para que a direção aconteça. “É um novo trabalho. Uma nova Araruna que nasce em todos os aspectos”, avalia Daniela.

A produtora e também atriz Mari Antonaci destaca que a experiência de trabalhar com Sandra Vargas é sempre transformadora. A atriz considera que, a generosidade e sensibilidade da diretora contribui para realização de um processo de trabalho instigante. “Tivemos três dias intensos de imersão no processo de remontagem de Araruna, com muito carinho, muita escuta e muita troca o que fez com que o espetáculo se transformasse em outra experiencia”, avalia Mari.

Depois do trabalho realizado em Ipatinga, Sandra voltou para São Paulo para a estreia de um novo trabalho do grupo Sobrevento e Daniela Alves esteve presente nesse momento. Voltou de lá com a certeza de que o DaMa está no caminho certo, pois ao ser apresentada por Sandra aos outros membros do grupo ouviu da diretora: “a Dani está fazendo teatro pra bebês em Minas. Está fazendo de verdade!”

Para a reestreia de Araruna os ingressos estavam disponíveis gratuitamente. Devido a delicadeza do espetáculo e do público o número de participantes foi restrito a 70 pessoas.

O projeto Teatro para Bebês é viabilizado pelo patrocínio da Usiminas, Valemassa e Pedreira Um Valemix, utilizando os benefícios da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com realização do Governo de Minas Gerais e DaMa Espaço Cultural.

Conheça os trabalhos do DaMa Espaço Cultural no instagram @damaespacocultural. Informações pelo telefone (31) 99350-2345.

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.