ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Gerdau e Ternium têm prêmio internacional em Saúde e Segurança

Gerdau se destacou na categoria de Saúde por programa que monitora a saúde mental e física de colaboradores; já a Ternium ganhou destaque pela sua operação automatizada em processos com risco

Fonte: Brasil Mineral

A Gerdau está entre as seis premiadas no Safety and Health Excellence Recognition 2024, prêmio da World Steel Association (worldsteel) pelo compromisso com os mais altos padrões de saúde e segurança, por oferecer melhorias demonstráveis nas áreas. Andrew Purvis, Diretor de Manufatura Sustentável, disse: “Este ano, a worldsteel e o painel de jurados notaram um foco mais forte em saúde ocupacional e bem-estar. Os membros estão liderando a mudança para um local de trabalho sem culpa e psicologicamente seguro, navegando pelos desafios com visão e abordagens inovadoras. Gostaria de parabenizar e agradecer às empresas bem-sucedidas e a todos os participantes deste programa por sua excelente contribuição e dedicação a esta causa”. 

Na área de cultura de segurança e liderança, a BlueScope Steel Limited foi homenageada por integrar o desempenho humano e organizacional (HOP) na liderança fundamental de HSE – Health Safety Excellence. A BlueScope demonstrou sua evolução em Desempenho Humano e Organizacional (HOP). De 2019 a 2023, quando empreendeu várias iniciativas, incluindo treinamento de liderança para o Conselho, Equipe de Liderança Executiva e líderes de linha de frente, além de introduzir novos conceitos como os Princípios HOP, Modelo Blackline/Blueline, Equipes de Aprendizagem e Melhores Perguntas/Soluções Mais Fortes. O prêmio de 2024 se baseia na estratégia mencionada para mostrar como esses conceitos foram incorporados em programas de liderança, treinamento de líderes de linha de frente e programas de grupos focais de controles de risco. 

Em Segurança Ocupacional, a vencedora foi a Tenaris após o desenvolvimento do Sistema anticolisão automático para empilhadeiras pequenas. Após dois acidentes envolvendo pequenas empilhadeiras (< seis toneladas) e pedestres na área de manobras do armazém da Tenaris Dalmine, a empresa lançou um plano para implementar uma solução "à prova de falhas" para evitar colisões. Um teste de prova de conceito foi organizado usando um sistema avançado de visão computacional de IA baseado em algoritmos de aprendizado de máquina conectados ao barramento da rede de área do controlador (CAN) da empilhadeira. A nova unidade de processamento adquire imagens em tempo real de quatro câmeras de IA e aciona três ações para identificar trajetórias de colisão com pedestres.

A Ternium conquistou o reconhecimento pela Eliminação da interface humana através da operação robótica na fundição contínua. Desde março de 2018, a Ternium Brasil vem utilizando robôs em tarefas relacionadas à transferência de aço da panela para o distribuidor. Isso segue sua visão de exposição humana zero ao risco de acidentes como queimaduras, explosões, calor e ser atingido por componentes móveis da máquina ou componentes em queda. O robô instalado executa as operações necessárias para a planta operar. e

Na área de gestão da saúde ocupacional, a Gerdau foi reconhecida pelo Programa +Cuidado, introduzido para abordar os problemas físicos e psicológicos que frequentemente distraem os funcionários de suas tarefas. Esses problemas têm sido frequentemente identificados como as causas raiz de acidentes. Este programa oferece aos funcionários e suas famílias suporte psicológico, financeiro, legal e social gratuito e confidencial 24 horas por dia, 7 dias por semana. O programa começa com um teste para monitorar condições que podem afetar a prontidão de um indivíduo para o trabalho e potencialmente colocar o funcionário em risco.

O grito de guerra do programa da Liberty Steel, “Você Importa. Nós Nos Importamos. Estou Aqui para Ouvir”, une a empresa em sua missão de criar uma cultura de confiança, eliminar o estigma em torno de problemas de saúde mental e estabelecer um local de trabalho livre de riscos psicossociais. O programa é construído em três pilares interconectados: gestão de risco psicossocial, saúde mental e bem-estar.

Por último, na gestão de segurança de processos, a Tata Steel Limited desenvolveu a Assistência de purga on-line para eliminar o risco de explosão na área da planta de limpeza de gás (GCP) do alto-forno. Para manter a integridade das linhas de gás que transportam gases de coprodutos perigosos, são necessárias inspeções e manutenções regulares. A purga é necessária para garantir que o sistema esteja livre de gases tóxicos e inflamáveis. O novo modelo de assistência de purga da Tata Steel rastreia atualizações em tempo real do processo de purga. Um conjunto de válvulas operadas remotamente foi instalado em locais estratégicos, e analisadores de gás foram instalados em aberturas. Um sistema de lógica e intertravamentos também foi desenvolvido, permitindo que o operador monitore e purgue toda a linha de gás da sala de controle. Mais detalhes sobre cada uma das iniciativas podem ser encontrados na publicação Safety and Excellence Recognition 2024 da worldsteel. 

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.