Inteligência Artificial no setor mínero-metalúrgico é tema de quatro mesas-redondas na 8ª edição da ABM Week
Fonte: Assessoria ABM
A Inteligência Artificial (IA) tem revolucionado os setores de siderurgia e mineração, trazendo avanços significativos em automação, eficiência e segurança. De acordo com projeção da ABI Research, os investimentos globais em tecnologias digitais na indústria de mineração devem alcançar US$ 9,3 bilhões até 2030.
No setor de mineração, a IA tem contribuído para a exploração e a extração de recursos de maneira mais sustentável e segura, por meio da utilização de veículos autônomos, sensores e algoritmos de machine learning. Já na siderurgia, a IA tem sido utilizada para otimizar processos de produção, prever falhas em equipamentos e melhorar a qualidade dos produtos finais.
Atenta a esse cenário, a ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração trará quatro mesas-redondas focadas em inteligência artificial para o setor mínero-metalúrgico em seu principal evento anual, a ABM Week. Ao longo de dois dias, especialistas da indústria e da academia irão debater sobre as últimas inovações e desafios enfrentados na implementação da IA nesses setores.
A mesa-redonda “Perspectivas e desafios de implementações de IA generativa na indústria” é organizada pela comissão técnica de Automação e TI. Contará com palestras de Rafael Guimarães, gerente geral Portfólio Digital da Gerdau; Luiz Rubião, Sócio de Infraestrutura & Capital Projects da Deloitte; Gabriel Renault, Sócio Sênior & CDO da EloGroup; e Rodrigo Sarkis, Estrategista Técnico de Contas Globais da Microsoft. Coordenada por Renato Cesar Braga, coordenador de Engenharia Elétrica e Automação da Vallourec South América, e Leandro Rodrigues Ramos, especialista de Automação e Controle de Processo da ArcelorMittal, o debate terá como moderador Douglas Vieira, diretor executivo da Enacom. Segundo Renato Braga, “a mesa redonda promoverá uma discussão ampla sobre IA generativa, seus modelos de linguagem e serviços, perspectivas, desafios e cases de sucesso no uso de soluções nas indústrias mínero-metalúrgicas”.
“IA aplicada ao desenvolvimento de produtos e sustentabilidade nos processos de conformação” é o tema da mesa-redonda organizada pela comissão técnica de Conformação e Produtos Metálicos, que, de acordo com José Herbert Dolabela da Silveira, consultor e coordenador da comissão técnica, “debaterá a otimização de processos, melhoria da eficiência produtiva, realização de análises preditivas/prescritivas e personalização da experiência do cliente, transformando profundamente a maneira como os negócios operam”. Terá a participação de Fernando Martinelli, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento de Processos da ArcelorMittal; Giselle Miranda Bento, Pesquisadora da Usiminas; e Lis Nunes Soares, diretora de eficiência energética da VETTA. A coordenação será dos consultores José Herbert e Júlio César Enge Raele, da Raele Consultoria, enquanto a moderação e a contextualização serão feitas por Jetson Lemos Ferreira, da ArcelorMittal, e pelo professor doutor Geraldo Lúcio de Faria, da UFOP.
A mesa-redonda “Inteligência artificial na mineração” tem como objetivo discutir os desafios, oportunidades e riscos para o desenvolvimento e utilização da inteligência artificial nas várias etapas da cadeia operacional da mineração. “O foco do debate será como a IA pode complementar o conhecimento desenvolvido pela ciência, engenharia e prática operacional, ao invés de substituí-los”, afirma a coordenadora e moderadora da mesa, Gisele Regina Hwang, especialista em Engenharia da Vale. Organizada pela comissão técnica de Mineração, a mesa terá como palestrantes: Constantino Seixas, diretor geral da Accenture, que falará sobre oportunidades e desafios da IA na mineração sob o ponto de vista da prática; Elizabeth Fonseca, geóloga especialista da Vale, que versará sobre IA na Geologia; Giorgio de Tomi, professor e diretor do Centro de Mineração da USP, que abordará IA no planejamento de lavra; e Marcelo Tavares, professor titular da COPPE/UFR, que irá abordar o uso de IA no tratamento de minérios.
Organizada pela comissão técnica de Iniciação científico-tecnológica, a mesa-redonda “Uso de IA pelos estudantes: riscos e oportunidades” contará com participação de docentes e estudantes de algumas das principais universidades brasileiras, e debaterá visões e expectativas relacionadas ao uso da IA no processo de aprendizagem e na vida profissional, bem como as projeções dos impactos dessa tecnologia no futuro da Engenharia do Brasil. Sob coordenação do professor Willy Ank de Morais, da UNISANTA, a moderação do debate fica a cargo do professor doutor Geraldo Lúcio de Faria, da UFOP, que destaca que “a velocidade de desenvolvimento da IA supera a capacidade de adaptação da sociedade para absorvê-las, e desta forma, importantes questões éticas, legais e sociais ainda não estão bem definidas e precisam ser debatidas”.
Para se inscrever, acesse: https://www.abmbrasil.com.br/por/inscricoes/evento/abm-week-8-edicao
8ª edição da ABM Week
A ABM Week 8ª edição tem a ArcelorMittal como anfitriã e conta com o patrocínio das seguintes empresas: DME Engenharia, Gerdau, Vale, CBMM, Gecal, Primetals, Shinagawa, SMS group / Paul Wurth / Vetta, Ternium, Usiminas, White Martins, Calderys, Carboox, Ibar, Vesuvius, Villares Metals, Aperam, Danieli, Kofre, PSI, Reframax, RHI Magnesita, Beda / Lechler, BRC, Bruker, Clariant, Cordstrap, D&M, DHM Group, DITH Refractories, GMI, Harsco, IMS, Kuttner, Lhoist, Magna, Nalco Water, Phoenix, Polytec, RIP, Russula, Tecnosulfur, Yellow Solutions, ABB, AçoKorte, Alkegen, Atomat, Bautek, Cisdi, Coalician Carbon, Dassault Systemes, Data Engenharia, Densit, Direxa Engineering, Eirich, Enacom, ESW, Evonik, Fluke, Fosbel, Hastec, Heraeus Electro-Nite, Ingersoll Rand, Intelbras, Irle Rolls, Köppern, Lumar Metals, Maud Group, Nouryon, Rimac, Serthi Hidráulica, Sinosteel, Solenis, Spectraflow, Spraying Systems, SunCoke Energy, Timken, TSR Mill Rolls, Vamtec Group, Veolia, Vika Controls, Weir e ZwickRoell.
Serviço
Mesa-redonda “IA aplicada ao desenvolvimento de produtos e sustentabilidade nos processos de conformação”
Data: 04 de setembro de 2024
Horário: 11h05 - 12h45
Local: Auditorium ArcelorMittal
Mesa-redonda “Perspectivas e desafios de implementações de IA generativa na indústria”
Data: 04 de setembro de 2024
Horário: 14h - 15h40
Local: Auditorium Vale-Descarbonização
Mesa-redonda “Uso de IA pelos estudantes: riscos e oportunidades”
Data: 05 de setembro de 2024
Horário: 11h05 - 12h45
Local: Auditorium Vale-Transição Energética
Mesa-redonda “Inteligência artificial na mineração”
Data: 05 de setembro de 2024
Horário: 14h - 15h40
Local: Auditorium Vale-Transição Energética
Deixe seu comentário